Tocos do Moji

Tocos do Moji

Entre vales e montanhas encontra-se a acolhedora cidade de Tocos do Moji. Pequena, é sinônimo de carisma e de fé, mas seu maior potencial são os habitantes, um povo sempre acolhedor e disposto a bater aquele papo no banco da praça. Sua história, fundamentada na fé, tem seu primórdio na centenária imagem de Nossa Senhora Aparecida, trazida no lombo de um cavalo pelos primeiros moradores, mas é a cultura local e os costumes que mais atraem visitantes. A simplicidade e o cheirinho da comida mineira em cada esquina cativam a todos que por ela passam.

História

Os primeiros colonizadores chegaram por volta de 1870 e se instalaram às margens do rio Mogi Guaçu. A criação do município foi resultado do trabalho da comunidade – houve um plebiscito cujo resultado foi 1436 votos a favor da emancipação, 449 votos contra. A emancipação veio em 29 de dezembro de 1995 por lei sancionada pelo então governador Eduardo Azeredo e a instalação do município se deu em 01 de janeiro de 1997. Há diferentes versões para a origem do nome Tocos do Moji. Uma delas conta que bandeirantes vindos da região de Mogi Guaçu, subiram as corredeiras do Rio Mogi Guaçu, à procura de ouro e já conheciam este rio pelo nome que, na língua nativa dos indígenas da região, significa rio grande.

Pequena no tamanho, mas de caráter forte e acolhedor, Tocos do Moji é exemplo de união política e participação popular e sua administração se destaca entre os municípios brasileiros. Sua principal fonte de renda é a agropecuária, com o cultivo do morango. Sua religiosidade é marcante, e seu povo é simples e acolhedor.

Turismo

Essa pequenina cidade, com cerca de 4.000 habitantes, tem se destacado por sua organização política administrativa e por suas características tipicamente rurais. Tocos do Moji também integra o Caminho da Fé, trazendo para a cidade muitos peregrinos que além da busca pela religiosidade buscam vivências tipicamente mineiras. Sua culinária mineira cativa seus visitantes quando degustam seu tradicional Pastel de Farinha de Milho. Povo de muita religiosidade, os tocosmojienses tem como símbolo de fé a imagem de Nossa Senhora Aparecida, padroeira da cidade. A banda de música da cidade, Lira Tocosmojiense

formada em 1927, faz parte da história e da cultura do município. Tocos do Moji possui uma imensa riqueza natural composta por inúmeras cachoeiras, imensos maciços rochosos, montanhas com até 1600 metros de altitude, além dos rios Mogi Guaçu e Espraiado, com suas belas corredeiras. Na praça no centro da cidade, em meio a uma moderna fonte luminosa e imponentes palmeiras-imperiais, as senhoras elaboram seus crochês. Além de transmitirem hospitalidade, característica própria do mineiro autêntico, elas estão contribuindo com sua arte para o desenvolvimento do município. Visitar Tocos do Moji é cavalgar pelos campos sentindo o cheiro da terra. Colher um morango no pé e apreciar seu sabor. Descobrir em seus bairros a cultura local, sentindo-se em casa ouvindo aquele “causo” gostoso dos antepassados locais. Quem passa por aqui sempre deixa grandes amizades e volta para matar a saudade.

Cachoeira do Zé Rita1

A cachoeira do Zé Rita fica a apenas 1 km da sede do município apropriada para banho, descanso e usada para caminhadas.

Igreja Nossa Senhora Aparecida

A religiosidade é uma característica marcante em Tocos do Moji, fazemos parte do CAMINHO DA FÉ, uma rota de peregrinação em meio à natureza capaz de fascinar tanto os fiéis como os céticos que procuram a paz interior. É uma viagem para o corpo e para a alma. Assim é o “Caminho da Fé”, a versão brasileira do “Caminho de Santiago”, que conduz peregrinos a pé ou de bicicleta para o maior Santuário Mariano do Mundo, na cidade de Aparecida — SP. Tocos do Moji está situada no meio do caminho de peregrinação e possui umas das mais belas paisagens de toda trilha.

Represa do Zé Carlos

Localizada no Caminho da Fé a represa do Zé Carlos proporciona aos peregrinos um ponto de apoio e descanso.

Curiosidades

  • Cidade de músicos, a Banda de Música Lira Tocosmojiense foi criada em 1927 e faz parte da história e da cultura do município.
  • Uma curiosidade marcante em Tocos do Moji é a sua população: dos 4.948 habitantes apenas 1.237 moram na Zona Urbana e 3.711 residem na Zona Rural, fazendo nosso município atraente, com um potencial voltado para o Turismo Rural e o Ecoturismo.

Atrativos

Tocos do Moji ainda tem seu potencial de modernidade e de infraestrutura como de primeiro mundo, com praças modernas, ruas e avenidas arborizadas e limpeza impecável das vias públicas. Dê uma passadinha aqui! Você será certamente cativado e irá regressar.

Pastel do Zé Bastião

Pastel de Farinha de Milho surgiu no início do século XIX com a passagem dos tropeiros, que precisavam de uma comida mais forte e de preparo rápido, o pastel era um dos pratos principais. Seu recheio é basicamente carne moída e queijo. Em Tocos do Moji, na venda do Zé Bastião, o pastel com um tradicional caçulinha faz muito sucesso entre os visitantes.

Morango

A produção do morango é praticamente (80%) da economia local e está em todo o município, sendo a maioria no Distrito dos Fernandes. São plantações de morango orgânico que podem ser visitadas e onde você pode experimentar o morango tirado do pé na hora.

Várzea da Pedra

Para quem curte turismo de aventura vale a pena visitar a Várzea da Pedra, além de apreciar a paisagem que é exuberante pode-se praticar rapel e paraglaider.

Informações Úteis

Aniversário da cidade: 29 de dezembro

População: 3.826 habitantes (IBGE 2022)

Altitude: 1.027 metros

Área: 114,94 km²

Telefonia: Vivo

Bancos: Posto de atendimento Bradesco e Casa Lotérica

Informações turísticas: (35) 3445-6915

Unidade Básica de Saúde (UBS): (35) 3445-6916 | (35) 3445-6917

Plantão Saúde: (35) 99978-1508 | (35) 99940-4300

Polícia Militar: (35) 3445-6146 | (35) 99914-7006

© 2003 – 2024 | Circuito Turístico Serras Verdes – Todos os direitos reservados