Missão

Induzir o turismo sustentável integrando ações públicas e privadas, respeitando diversidades locais e vocações regionais.

Valores

Ética, integridade e transparência na gestão associativa; integração territorial e solidariedade intermunicipal; cultura empreendedora; qualidade e segurança nos produtos e nos serviços; cooperação, engajamento e comprometimento de diretores e de associados; profissionalismo e assertividade na execução do planejamento estratégico; foco estratégico, criatividade e inovação; respeito à diversidade, responsabilidade socioambiental e valorização da cultura regional.

Serras Verdes

Há 21 anos fomentando o turismo no sul de Minas Gerais

Em 2002, representantes de alguns municípios do extremo sul de Minas Gerais uniram-se para criar uma associação que desenvolvesse o turismo regional.
E assim nasceu o Circuito Turístico Serras Verdes do Sul de Minas, um projeto que concretizou esse desejo pela regionalização e incentivou o desenvolvimento do turismo, reunindo os municípios com características semelhantes.
No extremo sul de Minas, onde o Serras Verdes está entre as montanhas da Serra da Mantiqueira, as belezas naturais, a manutenção de características interioranas de seu povo, a cultura e a tradição são muito marcantes e os principais atrativos para os turistas.
Ao longo dos anos o trabalho foi se ampliando e tomando grandes dimensões. Hoje, o Serras Verdes reúne 20 municípios: Bom Repouso, Bueno Brandão, Cachoeira de Minas, Camanducaia, Cambuí, Conceição dos Ouros, Congonhal, Consolação, Córrego do Bom Jesus, Estiva, Extrema, Gonçalves, Itapeva, Munhoz, Sapucaí-Mirim, Paraisópolis, Senador Amaral, Senador José Bento, Tocos do Moji e Toledo.
A Associação de Municípios do Circuito Turístico Serras Verdes do Sul de Minas, como Instância de Governança Regional do Turismo, é uma organização com participação do poder público e dos atores privados dos municípios componentes do Circuito Turístico Serras Verdes do Sul de Minas – Brasil, cujo papel é o de coordenar o processo de regionalização do turismo, conforme Política Nacional e Estadual de Regionalização Turística.

“Trabalhar de forma regionalizada e descentralizada é essencial para o desenvolvimento sustentável do turismo e o Circuito Serras Verdes do Sul de Minas segue trabalhando como interlocutor, capacitador, estimulador e promotor do turismo na Mantiqueira Sul Mineira através de ações planejadas e objetivas, visando sempre a aproximação e união dos atores públicos e privados do setor.”

José Augusto C. Sena – Gestor e Turismólogo do Circuito Serras Verdes do Sul de Minas

“O Circuito Serras Verdes segue com o objetivo de promover ações de desenvolvimento do turismo sustentável de forma planejada, participativa e convergente, aumentando a competitividade dos produtos turísticos, estimulando seu consumo e promovendo a imagem regional como destino turístico relevante no cenário nacional.”
Clodoaldo Costa – Gestor do Circuito Serras Verdes

“Nossa missão é fomentar o desenvolvimento do turismo sustentável em nossa região. Acreditamos que o turismo se tornará a primeira economia em alguns dos municípios que fazem parte do Circuito Serras Verdes. Especialmente aqueles menores, incrustados na Serra da Mantiqueira e cuja única alternativa de geração de emprego e renda para a população e receita para o setor público é o turismo. Para tanto, o Circuito Serras Verdes atua junto ao poder público para elaboração de políticas públicas e junto à iniciativa privada apoiando os empresários na divulgação de seus produtos e de seus negócios. Assim, unindo poder público e setor privado, estamos construindo uma infraestrutura turística para receber os visitantes em busca de experiências inesquecíveis.”

Rosely Moraes – Presidente do Circuito Serras Verdes.

Diretoria Executiva do Circuito

Diretor Presidente: Fábio Augusto Nogueira de Noronha Diretor Vice-presidente: Rogério Antônio da Rosa Diretora Secretaria: Regiane Aparecida da Cruz Diretor Secretário adjunto: Álvaro Expedito da Costa Diretor Financeiro: Douglas Augusto Coltri Diretor Financeiro adjunto: Marcelo Guido Beker

Diretoria Estratégica do Circuito

Diretora de Marketing: Cleide da Silva Santos Claudino
Diretora de Projetos e planejamento: Ravena das Graças Souza Carvalho
Diretor de Eventos: Evanil Emiler da Silva

Equipe Técnica

José Sena – Turismólogo/Gestor Edilaine Teixeira – Assessora de comunicação Edileusa Britez – Auxiliar administrativa
© 2003 – 2023 | Circuito Turístico Serras Verdes – Todos os direitos reservados