Induzir o turismo sustentável integrando ações públicas e privadas, com respeito às diversidades locais e às vocações regionais.
Ética, Integridade e Transparência na Gestão Associativa – Integração territorial e solidariedade intermunicipal – Cultura empreendedora – Qualidade e segurança nos produtos e serviços – Cooperação, engajamento e comprometimento de diretores e associados – Profissionalismo e assertividade na execução do Planejamento Estratégico – Foco estratégico, criatividade e inovação – Respeito à Diversidade, Responsabilidade Socioambiental e Valorização da Cultura Regional.
Ser referência como Instância Regional do Turismo em gestão eficiente, democrática, participativa e integrada, na atração investimentos e na geração de recursos que potencializam a sustentabilidade das atividades turísticas em todo o território de abrangência.
Há 22 anos fomentando o turismo no sul de Minas Gerais
Em 2002, representantes de alguns municípios do extremo sul de Minas Gerais uniram-se para criar uma associação que desenvolvesse o turismo regional.
E assim nasceu o Circuito Turístico Serras Verdes do Sul de Minas, um projeto que concretizou esse desejo pela regionalização e incentivou o desenvolvimento do turismo, reunindo os municípios com características semelhantes.
No extremo sul de Minas, onde o Serras Verdes está entre as montanhas da Serra da Mantiqueira, as belezas naturais, a manutenção de características interioranas de seu povo, a cultura e a tradição são muito marcantes e os principais atrativos para os turistas.
Ao longo dos anos o trabalho foi se ampliando e tomando grandes dimensões. Hoje, o Serras Verdes reúne 20 municípios: Bom Repouso, Bueno Brandão, Cachoeira de Minas, Camanducaia, Cambuí, Conceição dos Ouros, Congonhal, Consolação, Córrego do Bom Jesus, Estiva, Extrema, Gonçalves, Itapeva, Munhoz, Sapucaí-Mirim, Paraisópolis, Senador Amaral, Senador José Bento, Tocos do Moji e Toledo.
A Associação de Municípios do Circuito Turístico Serras Verdes do Sul de Minas, como Instância de Governança Regional do Turismo, é uma organização com participação do poder público e dos atores privados dos municípios componentes do Circuito Turístico Serras Verdes do Sul de Minas – Brasil, cujo papel é o de coordenar o processo de regionalização do turismo, conforme Política Nacional e Estadual de Regionalização Turística.
“Trabalhar de forma regionalizada e descentralizada é essencial para o desenvolvimento sustentável do turismo e o Circuito Serras Verdes do Sul de Minas segue trabalhando como interlocutor, capacitador, estimulador e promotor do turismo na Mantiqueira Sul Mineira através de ações planejadas e objetivas, visando sempre a aproximação e união dos atores públicos e privados do setor.”
José Augusto C. Sena – Gestor e Turismólogo do Circuito Serras Verdes do Sul de Minas
“O Circuito Serras Verdes segue com o objetivo de promover ações de desenvolvimento do turismo sustentável de forma planejada, participativa e convergente, aumentando a competitividade dos produtos turísticos, estimulando seu consumo e promovendo a imagem regional como destino turístico relevante no cenário nacional.”
Clodoaldo Costa – Gestor do Circuito Serras Verdes
“Nosso propósito consiste em fomentar um turismo sustentável em nossa região, abraçando a preservação do meio ambiente, o crescimento econômico e a valorização da herança cultural.
Acreditamos no potencial do turismo para impulsionar a economia dos municípios do Circuito Serras Verdes, especialmente na Serra da Mantiqueira, destacando a comida mineira e a natureza. Além de expandir a oferta turística, buscamos promover o turismo religioso, realçando locais históricos e espirituais em harmonia com a beleza natural da região.
Com o intuito de atingir esse objetivo, colaboramos com as autoridades públicas na formulação de políticas que promovam o turismo responsável e sustentável, com medidas voltadas ao turismo abrangendo a Mantiqueira de todos os sentidos.
Afirmamos com convicção que, ao unir forças entre o setor público e privado, estamos construindo uma infraestrutura turística sólida apta a receber visitantes em busca de vivências memoráveis e genuínas, sejam elas de natureza espiritual, cultural ou ambiental. Assim, fortalecemos a economia local, geramos empregos e promovemos a preservação integral de nossa região, honrando tanto suas riquezas naturais quanto sua herança espiritual.”
Fábio Augusto Nogueira de Noronha
Diretora de Marketing: Cleide da Silva Santos Claudino
Diretora de Projetos e planejamento: Ravena das Graças Souza Carvalho
Diretor de Eventos: Evanil Emiler da Silva
José Sena – Turismólogo/Gestor
Clodoaldo Costa – Gestor/Administrador Cicloturismo
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.