“A CAPITAL DA TRUTA” é uma cidade mineira localizada no extremo sul do estado, numa região de montanhas e de vales que aliam a beleza cênica à hospitalidade de seus moradores.
Nela, encontra-se o maior criatório de trutas da América latina, e também onde está localizado as unidades do NR Resort. Seu clima ameno e agradável favorece o cultivo de flores exóticas e a vasta produção produtos orgânicos.
No município espalham-se belíssimas cachoeiras e atrativos naturais, como as pedras do Peão, do Jair, da Mata do e a belíssima Pedra do Campestre com seus incríveis 2.060 metros de altitude, o ponto mais alto de toda a região. De onde se tem uma vista panorâmica do vale do paraíba no estado de São Paulo e das belas serras do Sul de Minas.
Sapucaí-Mirim mantém sua tradição cultural comemorada com os seguintes eventos: FESTIVAL DA VIOLA, SAPUCAÍ-MIRIM RODEIO FESTIVAL, FESTA DA PADROEIRA NOSSA SENHORA SANT’ANA, FESTA DE LOUVOR AO BOM JESUS E O AGITADÍSSIMO CARNAVAL SAPUBELEZA. E ainda conta com casa de artesanato e receptivos turísticos. A cidade também e berço de incríveis chalés e pousadas com vistas de tirar o fôlego, juntamente com sua gastronomia mineira que é de dar água na boca, incluindo o seu prato principal que é a truta.
A História
Sapucaí-Mirim deve sua origem à penetração dos antigos bandeirantes em busca de minérios na região mineira. O município está situado no vale do Rio Sapucaí-Mirim, do qual originou o nome da cidade. Com a fixação dos bandeirantes, logo por volta do ano de 1850 foi construída e inaugurada uma capela em louvor a Nossa Senhora Sant’Ana. Nessa época o povoado que cresceu em torno da capela se denominava como Sant’Ana do Paraíso. Em 1877, pela lei provincial n°2325 de 13 de outubro, o povoado passou à categoria de distrito de Paraisópolis. Em 1923, o nome Sant’Ana do Paraíso foi substituído por Sapucaí-Mirim, juntamente com a inauguração da igreja matriz no centro da cidade, que foi concluída em 1937.
Enfim, em 17 de dezembro de 1937, o distrito foi elevado oficialmente à categoria de município. Site: www.sapucaimirim.mg.gov.br
Nas últimas décadas, o município de Sapucaí-Mirim sobreviveu basicamente da pecuária e gado leiteiro. A extração de pinus surgiu na década de 90 e a indústria de condimentos e componentes eletrônicos. No início do milênio houve um despertar para o turismo, quando do surgimento da ATUS – Associação de Turismo de Sapucaí-Mirim. Sendo o manifesto do meio ambiente, sua primeira iniciativa. Cidadãos de Sapucaí, manifestando mediante um abaixo assinado, a intenção de apoiar todas as iniciativas a serem realizadas em prol da preservação do meio ambiente do município. A “ATUS” iniciou suas atividades com os seguintes objetivos:
Preservar a terra da degradação, impedindo a destruição das matas;
Preservar a qualidade das águas não as poluindo com lixo ou esgotos não tratados;
Preservar a fauna para um adequado equilíbrio ecológico do qual não podemos nos excluir. Sabendo-se que muito precisava ser feito e esperando soluções a ATUS trabalhava para um município preparado para o hoje e que seja muito melhor no amanhã, cumprindo com os objetivos da APA Fernão Dias.
Em 2005, pela lei n.º 898/2005, foi criado o COMTUR – Conselho Municipal de Turismo visando coordenar, incentivar e promover o turismo na região.
Sapucaí-Mirim apresenta um diferencial importante, atualmente sua organização para o turismo (COMTUR) Está bem estruturada e bem representada, hoje existe uma intenção maior na inclusão e na divulgação do município, necessitando de uma descoberta e da inserção no cenário turístico da região.
O município atualmente possui um Plano Municipal de Desenvolvimento Turístico, desenvolvido no ano de 2019 e que será renovado em 2022.
O Turismo
Localizada no extremo sul de Minas Gerais, numa região repleta de montanhas, vales e pedras, que aliam a beleza cênica da região à hospitalidade de seus moradores. Sua localização é privilegiada estando entre três grandes capitais: São Paulo, Belo horizonte e Rio de Janeiro. Em Sapucaí-Mirim encontra-se um importante atrativo, O NR (Nosso Recanto) que hoje é chamado de NR Resort Sapucaí-Mirim, um complexo recreativo que recebe milhares de turistas do Brasil e do mundo todos os anos e possui o maior criatório de trutas da América Latina.
Uma região de clima ameno e agradável que favorece perfeitamente o cultivo de flores exóticas, e agricultura orgânica de pequenos produtores, além de possuir várias fazendas de oliveiras, das quais em uma delas é produzido o azeite Quinta da Mantiqueira, sendo extraído do próprio município.
Sapucaí-Mirim é uma ótima opção, tanto para quem quer um lugar tranquilo para viver, quanto para quem busca oportunidades para investir em turismo ecológico e rural, pois se trata de uma região ainda pouco explorada com belíssimas cachoeiras e atrativos naturais como a Pedra do Peão, Campestre, da Mata e entre outras.
Curiosidades
Grutas e Cavernas
O município possui diversas grutas e cavernas com altitudes elevadas, nascentes de água potável e com paisagens da Serra da Mantiqueira de tirar o fôlego.
Pedra do Peão
A pedra que balança… São duas pedras sobrepostas que intrigam os visitantes, com cerca de 7m de altura. E que ainda possui outras duas menores na mesma forma.
Flores exóticas
Na Fazenda Hachi-Ban a agro floricultura oferece aos visitantes uma experiência inusitada nas plantações de flores exóticas. A fazenda é produtora de “Alstroemerias Premium Oncidium, Ranunculus, Rhododendrom e Hortências.
A espécie Alstroemeria é popularmente conhecida na Holanda como Orquídea do Campo e Lírio dos Incas. Pouco familiar aos brasileiros, a espécie, que no país ganhou o nome de Astromélia, encanta os visitantes. Ela tem uma grande adaptação ao clima brasileiro e são desenvolvidas por diversos produtores em áreas mais frias do Sul de Minas (Andradas, Munhoz, Senador Amaral e Sapucaí- Mirim), e na região da Mata Atlântica de São Paulo (Ibiúna e Caucaia de Alto).
Saiba mais: Instagram: @flores.hachiban.
Criatório de Trutas
O Maior criatório de trutas da América Latina
Com trutas criadas em águas límpidas, de procedência controlada, totalmente livre de qualquer poluição ou contaminação, a empresa NR – Nosso Recanto, cultiva em tanques de concreto um estoque aproximado de 2 milhões de peixes, monitorados desde sua fase de alevinagem até o abate. Em todo o processo, não são utilizados quaisquer tipos de produtos químicos, vacinas, antibióticos ou corantes para avermelhar a carne do peixe. Esses apresentam sua cor 100% natural.
Contatos:
Prefeitura Municipal: (35) 3655 – 1005
Câmara Municipal: (35) 3655 – 1000
Ponto de Táxi: (35)3655 – 1261 / 3655 – 1264 / 3655 – 1620
Policia Militar: (35) 3655 – 1190
Banco do Brasil: (35) 3655 – 1222
Banco do Bradesco: (35) 3655 – 1362
Correio: (35) 3655 – 1294
Celular Manutenção: (35) 9 9907 – 0710
Posto de Saúde: (35) 3655 – 1236
Oficina Mecânica: (35) 9918 – 4655
Casa Paroquial: (35) 3655 – 1010
Casa Lotérica: (35) 3655 – 1443
Atrativos
Pedra do Jair
Localizada no bairro do Juncal no município de Sapucaí-Mirim, a 45 km do centro da cidade. O pico possui 1995 m de altitude e permite uma visão panorâmica da região e dos pontos altos de Monte Verde, Morro São Domingos, Pedra do Baú, Pico do Campestre e Campos do Jordão.
Entrada de acesso para a pedra bem no centro do bairro. (distância até a pedra 2 km). Centro doBairro do Juncal a 2 km da divisa com o município de Gonçalves.
Estrutura ao pé da Pedra:
Trajeto do restaurante até o pico da Pedra:
Em cima da pedra, vegetação típica de altitude com árvores retorcidas e bovinos que passeiam sobre a pedra ao longo de seus 100 m de extensão.
Tem mais de 500 horas de frio abaixo de 7 °C, ao ano, chegando a ficar negativo.
Proprietária: Luziana Ribeiro da Silva ou Marcia
Tel.: (35) 99720-3539
Pedra do Peão
Localizada na área rural do município, no bairro do Cassununga, a Pedra do Peão com seus 7 m de altura, destaca-se na paisagem.
Uma pedra sobre a outra, sem calços e sem explicação, com sustentação de 50 cm.
Ao lado da pedra fica uma pequena cachoeira. Próximo do local também existem outras duas pedras da mesma forma, só que menores e de difícil acesso.
Cachoeira da Amizade
Estrada do bairro dos Pires, fica apenas a 2 km do centro da cidade.
A região é constituída de terrenos antigos de idade arqueana. Faz parte de uma grande unidade geológica chamada Bloco SP. A cachoeira tem duas quedas d’água de 30 m que formam um poço de água limpa e cercada por uma bela paisagem.
Pedra do Campestre
Localizada no Bairro Paiolzinho, a 16 km do centro da cidade. O topo da pedra está a 2.060 metros de altitude e permite uma vista panorâmica da região e do Vale do Paraíba. Por ser pouco usada, a trilha não tem trajeto bem definido, garantindo assim a sua beleza natural e preservação. O início do trajeto é feito por uma estradinha com vegetação rasteira, seguindo por uma floresta onde a vegetação toma conta da trilha.
Entrada somente com autorização.
R$ 10,00 por pessoa
Recomenda-se ir com guia.
Km de caminhada: 10 km total
Nível: Intermediário / Difícil
Tempo de Duração: 6 a 7 horas
Altitude média: 2060 m
Cachoeira do Currupira
Localizada no Bairro Currupira, a 12 km do centro da cidade. O atrativo consiste em uma passagem de água cristalina sobre a formação rochosa e lindas quedas com pequenas piscinas naturais onde é possível tomar banho.
Além disso, no local existe uma hospedaria e pequenas grutas.
A Hospedaria Currupira é voltada ao turismo religioso, e todos os anos recebe peregrinos de várias cidades que seguem sentido a Aparecida do Norte.
Instagram: @hospedariacurrupira
Contato: (35) 0 9824 – 5119 / (35) 9 9921 – 8430
Capela Maria Bela
Localizada no bairro dos Henriques, acesso pela Rodovia MG 173, Bairro Ponte Nova, A capela é um importante marco histórico da comunidade. Ao aproximar, podemos sentir a paz espiritual que o local reserva, haja vista que ali foram celebrados diversos eventos religiosos. A capela é datada por volta da época de 1840, na qual em 1938 passou por uma reforma de estruturação. Hoje em dia tudo que restou foi apenas a frente da capela com suas ruínas marcadas pelo tempo. O local fica em propriedade particular, porém é permitido o acesso com a autorização do proprietário.
Cachoeira da Ponte Nova
A cachoeira da Ponte Nova está localizada às margens da Estrada Municipal José de Paiva e Silva, no Bairro Ponte Nova e consiste em uma corredeira de água sobre as pedras que termina em uma piscina natural, onde é possível tomar banho. O local possui várias pedras, por esse motivo é necessário ter cuidado ao se banhar. Durante o período de cheias as águas aumentam seu volume significativamente.
O local é de fácil acesso sendo permitida a entrada para a visitação. Aproveite para conhecer esse atrativo incrível!
Pedra da Mata
A Pedra da mata está localizada em Sapucaí-Mirim no bairro dos pires. Fica em uma propriedade particular na qual é preciso de autorização com o proprietário para o acesso ao local. Nesse roteiro é preciso caminhar por cerca de 650 metros de uma subida nível difícil, por uma pequena estrada de terra abandonada, que forma uma trilha.
O local possui uma vista panorâmica incrível de tirar o fôlego de parte da região de Sapucaí Mirim e seu entorno.
Um roteiro para quem busca vista panorâmica, com trilha curta de fácil acesso e com muita natureza em sua volta.
Km de caminhada: 1,2 km total
Nível: Fácil / Intermediário
Tempo de Duração: 2 a 3 horas
Altitude média: 1650 m
Cachoeira das Posses
A Cachoeira das Posses fica localizada na estrada do bairro das Posses, a aproximadamente 14 km do centro da cidade. Possui uma queda d’água de aproximadamente 35 metros. Que forma um pequeno poço de água limpa, e cercada por um enorme paredão de pedras. O local abriga várias espécies de fauna e flora.
Cercada por uma mata pouco explorada e com cerca de 95% de mata original nativa. Também é possível se aventurar com a prática de canionismo, uma atividade guiada que consiste em descer a cachoeira por uma corda de rapel.
A cachoeira é pouco frequentada, mas é recomendada para banho.
Bíos
O Sítio Pousada Canto da Roça (BÍOS) está localizado no Alto da Serra da Mantiqueira a 1.200 metros de altitude, entre duas áreas de proteção ambiental: APA de Sapucaí-Mirim e APA Fernão Dias. A propriedade produz frutas, legumes e hortaliças em um manejo ecológico. As hortas são irrigadas com a água de sua própria nascente e produz também o seu próprio adubo em sistemas de compostagem ecológica.
Nó local também é possível se desfrutar de um delicioso café da manhã orgânico feito com os produtos extraídos do próprio sítio. Visitas apenas com agendamentos.
Estrutura no local para hospedagem.
Proprietário: Mauricí
Contato: (12) 9 9682-8557
VISITE SAPUCAÍ-MIRIM
Belas Serras do Sul de Minas.
Informações Úteis
Aniversário da cidade: 17 de dezembro
População: 6.311 habitantes (IBGE 2022)
Área: 284,79 km²
Altitude: 885 metros
Telefonia: Vivo, Claro e Tim
Bancos: do Brasil e Bradesco
Informações turísticas: (35) 9 9851 – 7198
E-mail: turismo@sapucaimirim.mg.gov.br