Consolação é o menor município do Circuito Serras Verdes, fazendo parte também da Rota do Caminho da Fé. Com natureza exuberante salpicada por dezenas de cachoeiras selvagens e matas fechadas, mantém as tradições culturais típicas. Por isso, todos os anos celebra a Festa da Padroeira Nossa Senhora da Consolação, o evento religioso mais importante da cidade.
Localizada no sul de Minas Gerais, a região abriga muitas florestas e cachoeiras selvagens esperando para serem descobertas.
Consolação está desenvolvendo o turismo sempre com preocupação ecológica, voltada para a preservação de suas reservas naturais e buscando melhoria de vida com qualidade. O verde, realçado pelo contraste do céu azul, está nos morros, nas serras, nos vales e nos campos e são os resquícios de matas fechadas que ocupavam a área onde foi construída a cidade. Quem ama a natureza e a tranquilidade do interior encontra aqui o lugar definitivo para se aventurar e para fugir do estresse das grandes cidades.
Pedra da Independência
Fica no alto do morro, sentido ao Bairro dos Rosas, sendo vista de longe. No local foi celebrada uma missa em comemoração aos cem anos de independência do Brasil. Foi uma grande festa e a população compareceu em peso. O evento foi considerado tão importante, que a data foi talhada na pedra com um pequeno histórico desse dia, sendo chamada de Pedra da Independência. Devido à altura e da inclinação, também faz sucesso entre praticantes de rapel.
Pedra Muda
Nesse local moravam três irmãos, conhecidos como “irmãos mudos” por pouco falarem e também por não frequentarem a cidade, a não ser quando precisavam de algo que não conseguiam produzir. Esse lugar era considerado místico, pois vizinhos contavam avistarem movimentos e luzes estranhas próximos da pedra – na lateral dela, na parte mais baixa, tem uma fissura muito esquisita. Vizinhos, que na época criavam cabras ali por perto, contavam que quando elas fugiam e adentravam o sítio dos mudos, caíam nesse buraco que, de tão fundo, não se ouvia barulho algum. Era um grande mistério. Mais tarde, descobriu-se que esses três irmãos eram os últimos remanescentes de uma tribo indígena. Hoje, o local pertence a outros proprietários, mas o mistério continua.
Cachoeira da Usina
Inicialmente, foi construída para ser o reservatório de água do município. O Sr. Katoco, um curioso com pouco estudo, mas sem dúvidas um grande engenheiro, construiu e organizou a rede de abastecimento de água, desviando a queda de água que acabou resultando nessa linda cachoeira.
Informações úteis
Aniversário da cidade: 1º de março
População: 1.563 habitantes (IBGE 2022)
Altitude: 1.035 metros
Área: 85,93 km2
Telefonia: Vivo
Bancos: do Brasil e Casa Lotérica
Prefeitura Municipal: (35) 3656-1222
Unidade Básica de Saúde (UBS): (35) 3656-1332
Polícia Militar: (35) 3656-1244 | 190