Senador Amaral

Senador Amaral, qualidade de vida cultivada no alto da serra.

Senador Amaral fica no extremo sul de Minas Gerais e é uma cidade simples, com um povo hospitaleiro. Sua localização geográfica, a 1.505 metros de altitude, trouxe-lhe o título de segunda cidade mais alta do Brasil e desperta o interesse do turismo voltado para a astronomia. O município tem potencial para o desenvolvimento turístico a longo prazo, abrindo as portas para receber visitantes para contemplar suas belezas naturais, conhecer alguns sítios históricos, realizar passeios entre as montanhas e deslumbrar-se ao conhecer a Pedra da Onça, com sua dimensão para atrair o turismo de aventura.

História

A história de Senador Amaral tem início no XVIII, quando a família Borges doou ao município de Cambuí uma área para a construção de uma Igreja em honra a São Sebastião. Ao lado do setor primário em desenvolvimento, outras atividades também se manifestaram intensamente, como os mascates, os boiadeiros, os tropeiros e as regras de tabuleiro.

Em 1813 iniciou-se a construção da primeira capela, consagrada a Nossa Senhora do Carmo, mais tarde uma nova capela foi construída a alguns quilômetros de distância da primeira, em terreno mais amplo e plano. Já em1910, próximo de Cambuí, meio alqueire de terra fora oferecido pela proprietária, conhecida como Tia Aninha, para a formação de um povoado.

Nesse terreno a primeira capela de pau-a-pique foi construída, sendo consagrada a São Sebastião, devido à doação de uma imagem homônima pelo fazendeiro da região, Sr. Francisco Firmino. Logo as primeiras residências compuseram o lugarejo, batizado primeiramente de São Sebastião da Lagoa Grande devido ao Santo Padroeiro da região e pela existência de uma grandiosa lagoa nas imediações.

Mais tarde, com a ocorrência da extinção quase total da lagoa, o povoado veio a chamar São Sebastião dos Campos ou Capelinha, mais tarde sendo batizado de Senador Amaral, em homenagem ao Senador Eduardo Amaral.

Possui assim, em sua história, inúmeros moradores ilustres que contribuíram para a formação da cidade. Além de Senador Eduardo Amaral, merece destaque José Batista da Silva conhecido como Zé Mestre precursor da política de Senador Amaral. Sendo elevado a distrito em 1948, já com o nome de Senador Amaral, adquiriu sua independência político-administrativa, em abril de 1992.

Turismo

Além de algumas belas cachoeiras ainda pouco exploradas, Senador Amaral tem hoje uma diversidade grande de plantação de flores, destacando orquídeas, astro mélias e cravos, entre outras. No agroturismo, prevalece o cultivo de frutas vermelhas, como morango, framboesa, amora e mirtilo, também conhecida como blueberry. Senador Amaral é qualidade de vida cultivada no alto da serra.

Pedra da Onça

Localizada na zona rural próximo do Bairro dos Rosas, já é possível contemplar belas paisagens a partir da estrada que lhe dá acesso. Sua denominação deve-se à existência de pinturas rupestres em sua superfície. Está a uma altitude média de 1.500 metros e com extensa área de araucárias no entorno.

Cachoeira Vale dos Avestruzes

Localizado no Bairro Cachoeira, oferece aos visitantes comodidade e um espetáculo da natureza. É uma das mais bonitas do município, um paraíso com 18 metros de queda d’água e piscina natural para banho. No local há lanchonete e toaletes. Reservas: (35) 99858-3316 | (35) 99161-9074.

Flores

Em Senador Amaral e seus campos de solo fértil e produtivo são cultivadas flores raras, podendo até ser chamada carinhosamente de Jardim de Minas pela grande produção de rosas, cravos, astro mélias e orquídeas, muitas delas vendidas para Holambra (SP). O cultivo dessas plantas é incomum na região, por isso a grande demanda e a volumosa oferta dos produtos amaralenses. Nos campos espalhados pelo município é possível somar cerca de 3 mil estufas.

Informações Úteis

Aniversário da cidade: 28 de abril

População: 6.206 habitantes (IBGE 2022)

Altitude: 1.505 metros

Área: 151,13 km²

Telefonia: Vivo

Bancos: Casa Lotérica e posto de atendimento do Bradesco

Posto de Saúde: (35) 3437-3129

SAMU: 192

Polícia Militar: (35) 3437-1228

© 2003 – 2023 | Circuito Turístico Serras Verdes – Todos os direitos reservados