18/08/2016

Sapucaí Mirim

74522212

História

 

Sapucaí Mirim deve sua origem à penetração dos antigos bandeirantes em busca de minérios na região mineira. O município está situado no Vale do Rio Sapucaí Mirim, do qual originou o nome da cidade. Com a fixação dos bandeirantes, logo foi construída uma capela em louvor a Nossa Senhora Sant’Ana. Nessa época o povoado que cresceu em torno da capela se denominava Sant’Ana do Paraíso. Em 1877, pela lei provincial n°2325 de 13 de outubro, o povoado passou à categoria de distrito de Paraisópolis. Em 1923, o nome Sant’Ana do Paraíso foi substituído por Sapucaí Mirim. Enfim, em 17 de dezembro de 1937, o distrito foi elevado oficialmente à categoria de município. Site: www.sapucaimirim.mg.gov.br

Nas últimas décadas, o município de Sapucaí Mirim sobreviveu basicamente da pecuária e gado leiteiro. Desde então, na década de 90, surgiu a extração de pinus e a indústria: de condimentos e componentes eletrônicos. No início do milênio houve um despertar para o turismo, quando do surgimento da ATUS – Associação de Turismo de Sapucaí Mirim. Sendo o Manifesto do Meio Ambiente, sua primeira iniciativa.

Cidadãos de Sapucaí, manifestando através de um abaixo assinado, a intenção de apoiar todas as iniciativas a serem realizadas em prol da preservação do meio ambiente do município. A ATUS iniciou suas atividades com os seguintes objetivos: • Preservar a terra da degradação, impedindo a destruição das matas; • Preservar a qualidade das águas não as poluindo com lixo ou esgotos não tratados;

  • Preservar a fauna para um adequado equilíbrio ecológico do qual não podemos nos excluir. Sabendo-se que muito precisava ser feito e esperando soluções a ATUS trabalha para um município que esteja preparado para o hoje e que seja muito melhor no amanhã, cumprindo com os objetivos da APA Fernão Dias. Em 2005, pela lei nº 898/2005, foi criado o COMTUR – Conselho Municipal de Turismo com o objetivo de coordenar, incentivar e promover o turismo em Sapucaí Mirim. Sapucaí Mirim apresenta um diferencial importante, suas organizações para o turismo (ATUS e COMTUR) são bem estruturadas e bem representadas, porém, partindo do ponto de vista turístico, existe uma intenção maior na inclusão e na divulgação do município, necessitando de uma descoberta e da inserção no cenário turístico da região.

O município possui vida própria, e apesar do grande potencial nos aspectos de localização, topografia, clima e belezas naturais, porém, não conta com expressão na região, justificando a necessidade de um Plano Municipal de Desenvolvimento Turístico para sua inserção e evidência.

 

 

Turismo

Localizada no extremo sul de Minas Gerais, numa região repleta de montanhas e vales que aliam a beleza cênica da região à hospitalidade de seus moradores. Sua localização é privilegiada estando entre três grandes capitais: São Paulo, Belo horizonte e Rio de Janeiro. Em Sapucaí Mirim encontra-se um importante atrativo, O NR (Nosso Recanto), um complexo recreativo que recebe milhares de turistas todos os anos e possui o maior criatório de trutas da América Latina.

Região de clima ameno e agradável que favorece perfeitamente o cultivo de flores exóticas, já consolidado no município. Sapucaí Mirim é uma ótima opção tanto para quem quer um lugar tranquilo para viver, quanto para quem busca oportunidades para investir em turismo ecológico e rural, pois se trata de uma região ainda pouco explorada com belíssima cachoeira e atrativos naturais como a Pedra do Peão e Campestre.

Conheça Sapucaí Mirim e suas belas serras do sul de Minas.

 

Curiosidades

Grutas e Cavernas

O município possui diversas grutas e cavernas com altitudes elevadas, nascentes de água potáve e com paisagens da Serra da Mantiqueira de tirar o fôlego.

Pedra do Peão

A pedra que balança… São duas pedras sobrepostas que intrigam os visitantes. Tem 7 m de altura e quem se arriscar pode subir para ver a paisagem e balançar com elas.

Flores exóticas

Na Fazenda Hache-Ban a agrofloricultura oferece aos visitantes uma experiência inusitada nas plantações de flores exóticas. A fazenda é produtora de “Alstroemeria Premium e Rhododendrom .

A espécie Alstroemeria é popularmente conhecida na Holanda como Orquídea do Campo e Lírio dos

Incas. Pouco familiar aos brasileiros, a espécie, que no país ganhou o nome de Astromélia, encanta os

visitantes. Ela tem uma grande adaptação ao clima brasileiro. São desenvolvidas por diversos produtores,

em áreas mais frias do Sul de Minas (Andradas, Munhoz, Senador Amaral e Sapucaí Mirim), e na região da Mata Atlântica de São Paulo (Ibiúna e Caucaia de Alto).

Criatório de trutas

Maior criatório de trutas da América Latina. Com trutas criadas em águas límpidas, de procedência controlada, totalmente livre de qualquer poluição ou contaminação, a empresa NR – Nosso Recanto, cultiva em tanques de concreto um estoque aproximado de 2 milhões de peixes, que são monitorados desde sua fase de alevinagem até o abate. Em todo o processo, não são utilizados quaisquer tipos de produtos químicos, vacinas, antibióticos ou corantes para avermelhar a carne do peixe. Apresentam sua cor 100% natural.

 

 

 

Contatos

Prefeitura Municipal: (35) 3655-1005

Câmara Municipal: (35) 3655-1000

Ponto de Táxi: (35)3655-1261 / 3655-1264 / 3655-1620

Policia Civil: (35) 3655-1139

Policia Militar: (35) 3655-1190

Banco do Brasil: (35) 3655-1222

Caixa Econômica Federal: (35) 3655-1126

Correio: (35) 3655-1294

Celular Manutenção: (35) 9907-0710

Posto de Saúde: (35) 3655-1196

Lan house: (35) 9944-4946

Oficina Mecânica: (35) 9918-4655

Casa Paroquial: (35) 3655-1010

Casa Lotérica: (35) 3655-1443

 

 

Atrativos

 

Pedra do Jair

Localizada no bairro do Juncal no município de Sapucaí-Mirim, a 45 km do centro da cidade. O pico possui 1995 m de altitude e permite uma visão panorâmica da região e dos pontos altos de Monte Verde, Morro São Domingos, Pedra do Baú, Pico do Campestre e Campos do Jordão.

Entrada de acesso para a pedra bem no centro do bairro. (distância até a pedra 2 km). Centro do

Bairro do Juncal a 2 km da divisa com o município de Gonçalves.

Estrutura ao pé da Pedra:

  • Restaurante: finais de semana e feriados (até 40 refeições);
  • Pousada (5 quartos);
  • Área para Camping (Acampamento).

Trajeto do restaurante até o pico da Pedra:

  • 01 hora de caminhada;
  • Trilha para cavalo;
  • Jeep Off Roud;
  • Ao longo da trilha, mata nativa e araucárias.

Em cima da pedra, vegetação típica de altitude com árvores retorcidas e bovinos que passeiam sobre a pedra ao longo de seus 100 m de extensão.

Tem mais de 500 horas de frio abaixo de 7 °C, ao ano, chegando a ficar negativo.

Proprietária: Luziana Ribeiro da Silva

Tel.: (35) 9822-8060

 

Pedra do Pião

Localizada na área rural do município, no bairro do Cassununga, a Pedra do Pião com seus 7 m de altura, destaca- se na paisagem.

Uma pedra sobre a outra, sem calços e sem explicação, com sustentação de 50 cm.

Ao lado da pedra fica uma pequena cachoeira.

 

Cachoeira da Amizade

Estrada do bairro dos Pires, fica apenas a 2 km do centro da cidade.

A região é constituída de terrenos antigos de idade arqueana. Faz parte de uma grande unidade geológica chamada Bloco SP. A cachoeira tem duas quedas d’água de 30 m que formam um poço de água limpa e cercada por uma bela paisagem.

Galeria de fotos de Sapucaí Mirim:

Conheça as atrações da cidade: