18/08/2016

Consolação

36440089CONHECENDO A HISTORIA

 

No final do século XVIII em 1813, Francisco Borges de Castro, natural de São Antônio de Parede, arcebispado de Braga Portugal, recebeu do Governo Português uma Sesmaria. O local era mata fechada ainda não desbravada, correspondendo hoje ao município de Consolação em sua totalidade, e parte dos municípios de Cachoeira de Minas, Estiva, Conceição do Ouros e Paraisópolis. A sede da Fazenda foi construída no Bairro Santo Antônio de Itaim. Começando assim o povoamento da região, desenvolveu-se a agricultura com o plantio de café e milho, entre outras culturas. Desenvolveu-se também o manejo de rebanho bovino, suíno e outros.

Foi depois de 1750 que os moradores da Fazenda do Capivari – freguesia de Pouso Alto – requereram provisão para construir uma capela da invocação de Santana. Dois anos mais tarde, o casal Antônio Rabelo e Maria Ribeiro Maia doaram uma sorte de terras para a edificação do templo. Dom Frei Manoel da Cruz concedeu o benefício, registrado no cartório de São João Del Rei.

Em 1824, Dom Frei José da Santíssima Trindade registrou nos códices eclesiásticos de Mariana que havia em Santana do Capivari uma capela curada. Outros registros históricos provaram que Maria Gertrudes de Jesus também fez doação do terreno da atual Matriz, que no século XIX substituiu a primitiva capela. Em 1832, as principais figuras do povoado, pleitearam elevação da capela a curato, por provisão, criando o Curato de Nossa Senhora da Consolação do Capivari.

O patrimônio foi acrescido, em 1849, com doações de terras feitas pôr José Pinto de Oliveira e sua mulher, e por Flavio Antônio Simões e sua mulher. Mais tarde, outras doações de terras foram feitas para o patrimônio. Em 1923, a lei nº 843 de 07 de setembro mudou a denominação do distrito de Capivari para Tapari. Em 31 de dezembro de 1943, novamente a denominação foi mudada para Consolação. Com a criação do município, em 30 de dezembro de 1962, Consolação foi elevada à

categoria de Cidade, e em 01 de março de 1963 foi emancipada.

 

 

CONHECENDO O TURISMO

 

Localizada a 437 quilômetros de Belo Horizonte, Consolação é o menor município do Circuito Serras Verdes.  Com dezenas de cachoeiras selvagens e matas fechadas, a cidade é grande produtora de morango e, por isso, todos os anos acontece a Festa do Morango, onde os quitutes dessa fruta podem ser apreciados.

Consolação está localizada no Sul de Minas a 1.100 metros  acima do nível do mar. Esta pequena e encantada cidade, ainda oferece muitas florestas e cachoeiras selvagens esperando para serem descobertas.

Consolação ocupa a 3ª posição no ranking dos melhores climas da  América do Sul.

Está desenvolvendo o turismo  sempre com a preocupação ecológica voltada para a preservação de suas reservas naturais buscando melhoria de vida  com qualidade.

O verde, realçado pelo contraste do céu azul, está nos morros, serras, vales e campos e são os resquícios de matas fechadas que ocupam a área onde foi construída a Cidade.

Todos que amam a natureza e tranqüilidade do interior, encontram em Consolação o lugar definitivo para quem quer se aventurar e fugir do estresse das grandes cidades.

 

 

SEGMENTOS TURISTICOS

 

Turismo Religioso

Turismo Rural

Ecoturismo

 

 

 

CURIOSIDADES

 

* O Rio Capivari é considerado um dos rios mais limpos do  estado de Minas Gerais, conforme informação da SABESP.

 

* Com base no último censo do IBGE 2008,  o Município de Consolação está entre os 10 menores municípios do País em número de  habitantes, hoje somos 1.695 habitantes, sendo metade  na zona rural e a outra metade na  cidade.

 

* O Município de Consolação é integrante do Roteiro  Caminho da Fé, cópia do Caminho de San Thiago de Compostela na Espanha.

 

* Distância entre Cidades

Na época da Colonização os tropeiros  faziam suas entregas através de lombo de burros ou carros de boi, na época  haviam as paragens, assim chamadas pelos tropeiros, onde se descansava e  alimentavam os animais, para seguir a viagem  no outro dia, pois não haviam estradas mas sim trilhos de difícil acesso, motivo pelo qual os percursos realizados não ultrapassavam 3 léguas,  que correspondem á  18Km, em nossa região isto fica muito evidente pois Consolação  fica á 18 Km de Paraisópolis, 18Km de Cambuí e 19 Km de Estiva.

 

* Pedra  Muda

Fica na zona rural é rodeada de mistérios, vizinhos ao seu entorno afirmam que no local  ocorrem coisas estranhas, muitos  não passam pelo local. Conforme o Sr. Jose Nazaré morador nas proximidades afirmar que no local caem muitos meteoros, acredita haver uma janela no espaço através do qual são remessados os meteoros, diz que desde de sua infância escuta esta historia referente ao local.

 

 

 

 

CONTATOS

 

CASA PARÓQUIAL – (35) 3656-1237

CORREIO -(35) 3656-1324

DEPARTAMENTO DE TURISMO – (35) 3656-1222 RAMAL 3

e-mail : turismoconsolacao@micropic.com.br

 

FARMACIA – (35) 3656-1221

POLÍCIA MILITAR – (35) 3656-1244

POSTO DE GASOLINA – (35)  3656-1364

POUSADA CAPIVARY -(35) 9905-2868  Sueli ou Zélia

POUSADA DA ELZA – (35) 9921-4802

POSTO DE SAÚDE – (35) 3656-1222 – RAMAL 6

PREFEITURA – (35) 3656-1222

RODOVIÁRIA  – (35) 36561280 – 3656-1211

 

 

DISTÂNCIAS

 

Distancia do DF: 1072 km

Distancia do RJ: 372 km

Distância de SP: 165 km

Distância de BH: 448 km

 

 

ESPORTES  DE AVENTURA

 

Cercada por vales, serras, montanhas e muitos picos rochosos com paredes verticais, Consolação se destaca como um grandioso potencial para os esportes de aventura. Num  primeiro momento, estamos desenvolvendo e fomentando o  montanhismo, em especial o treeking (caminhadas) e a escalada em rocha.  Há três anos, montanhistas (Diedro Montanhismo) vem trabalhando ecologicamente correto em novas rotas e acessos às  montanhas e conquistando vários picos para a prática da  escalada em rocha.

O município de Consolação já conta com um Campo Escola onde são ministrados cursos de escalada em rocha com vias (rotas de escaladas) didáticas e também vias técnicas e exigentes para os escaladores mais experientes. Existem outros picos com novas rotas e vias de escaladas que  estão em fase de finalização. Contamos também com certas  recomendações, princípios e ética, para visitação em geral que

 

vão desde princípios de condutas conscientes de mínimo impacto em ambientes naturais (www.pegaleve.org.br) à ética local, onde adotamos as recomendações da FEMERJ-RJ (www.femerj.org/etica), tanto para a prática do montanhismo/escalada quanto par a novas explorações.

 

 

“A atenção para com essas recomendações, princípios e éticas locais, são de fundamental importância para que o ecoturismo desenvolva-se  de forma organizada, consciente e em harmonia com a conservação dos recursos naturais.”

 

LEMBRE-SE: Sua segurança é seu maior  patrimônio, o cuidado com a natureza é sua melhor recompensa e o respeito às comunidades  que visita é sua melhor contribuição. Divulgue essas recomendações a outros visitantes, parentes e amigos.

 

“A ética e as práticas de mínimo impacto estão sendo adotadas em todo o planeta. Seguindo os oitos princípios de mínimo impacto (www.pegaleve.org.br) e divulgando o conteúdo desses princípios, você estará ajudando a preservar os lugares que vem desfrutando hoje, mantendo-os sempre na melhor condição para você e para os demais visitantes.”

 

 

 

 

 

RECEPTIVOS TURISTICO

 

Pousada Capivary

Rua: Ananias Candido de Almeida, 27, Centro

Consolação – MG, 37670-000

(35)9968-0528  – 99052787-

suelianogueira@bol.com.br

 

Pousada da Elza

Praça Jose de Oliveira, 15, Centro

Consolação – MG, 37670-000

(35)9921-4802

 

Diedro Montanhismo

(35)3421-4306/ 9916-8453

diedromontanhismo@ig.com.br

 

 

 

ROTEIROS e PRODUTOS TURISTICOS

 

Existem vários roteiros para a prática dos esportes de aventura (caminhadas, ciclismo, circuito das cachoeiras,  montanhismo, escalada, vôo livre e etc.). Estamos formatando e implantando novos roteiros e no momento temos diversas atividades para oferecer:

 

 

Montanhismo/caminhadas/treeking

– Pedra da Independência

– Pedra Muda

– Pedra São Bom Jesus

– Pedra Branca

– Serra dos Fernandes

– Circuito Cachoeiras

 

Montanhismo/ escaladas

– Campo Escola Independência (CE)

 

Roteiro do Circuito Serras Verdes:

Em Cantos das Serras Verdes – operado pela Cambuí Adventure

 

EVENTOS

 

Festa do Morango – Festa do Morango com as seguintes atrações: eleição da rainha do morango, gincanas, jogos de futebol com times da cidade X  convidados, concurso do melhor prato de morango, concurso do melhor fruto do morango, festival de música sertaneja, palestra sobre morango e um grande baile no Clube Recreativo.

 

Festa de N. Sra. da Consolação

Mês de setembro

Missa, procissão, leilão de bezerros, diversas barracas de alimentação, bingo, e baile no Clube Recreativo.

 

 

ATRATIVOS

 

Igreja Matriz Nossa Senhora da Consolação

 

Em 1821  foi levantada  a primeira Igreja , a cidade ainda era chamada de Capivary , em apenas 3 anos  estava pronta para celebração de seus cultos.

A paróquia foi criada em 08 de junho de 1857 sob a administração do sr Lino José da Silva, a igreja foi substituída  em 1933  pela atual igreja, o término de sua obra ocorreu em 1950.

Hoje, a Igreja Matriz é apreciada por todos os Consolenses  e  pelos visitantes que contemplam a obra de arte no coração de Consolação.

Sua importância para o povo de Consolação é tanta que em 2007 houve o tombamento  da Igreja pelo Conselho de Patrimônio Cultural do Município.

 

 

Pedra da Independência

 

Local onde foi celebrado uma missa em comemoração aos 100 anos de independência do Brasil, na época foi gravada na pedra a data da missa e sua homenagem a Independência do País. No dia estiveram reunidos  uma grande parte da população Consolense no local foram levantadas barracas de alimentação e houve uma grande comemoração.

O local fica á 1KM da cidade, a cidade vista de cima  da Pedra é linda , local ideal pra fotos e apreciar o visual.

 

 

ARTESANATO

 

A Associação de Artesãos de Consolação possui cerva de 40 participantes que produzem peças de madeira, pintura em tecido, tela e madeira, crochê, tricô, tear, fuxico, colchas de retalhos, tapetes, biscuit, palha, bordados, quiling, cabaças, balaios de taquara, folhas desidratadas, argila. Outro produto artesanal produzido no município é o sabão de cinza. Todos são comercializados no município e em feiras de artesanato.

 

 

SLOGAM DO MUNICIPIO

 

Consolação, Paz e Turismo Rural no Caminho da Fé!

 

SITE

 

www.consolacao.mg.gov.br

 

 

FOTOS

 

Banco de imagens com Gustavo

Créditos: Departamento de Turismo – Prefeitura Municipal

Galeria de fotos de Consolação:

Conheça as atrações da cidade: