18/08/2016

São João da Mata

vista_parcial_sao_joao_da_mata_mgNa década de 1930 estabeleceram-se nas paragens onde hoje se localiza São João da Mata os primeiros habitantes. Eram comerciantes e donos de terras que abasteciam os fazendeiros e colonos, com gêneros de primeira necessidade.

Entre outros podemos destacar os irmãos João Bueno Fagundes e José Joaquim Fagundes, Avelino Gonçalves Vieira, Joaquim Pires de Oliveira, João Vicente de Carvalho, José Patrício de Paiva e José Anastácio Ribeiro.

Em 1944 passou a chamar-se Jacariní, nome de um pequeno pássaro existente na região , e tornou-se distrito de Silvianópolis. Em abril de 1949 foi inaugurado o prédio do Grupo Escolar “Cônego Paulo Monteiro” que era pároco de Silvianópolis e foi grande incentivador do ensino em São João da Mata. Em 1956 foi construída a igreja católica que homenageia São João Batista.

O construtor foi o Sr. Joaquim Cândido de Melo que, dois anos antes, construíra a igreja presbiteriana. Retomando o nome de São João da Mata, o povoado crescia e despontavam líderes políticos que iniciaram um movimento para emancipação político-administrativa, fato que ocorreu em 30 de dezembro de 1962.

O município começou a se desenvolver com base no crescimento de lavouras como milho, arroz, café, banana, batata e produção de leite. A partir do primeiro prefeito eleito, no ano de 1963, Sr. Afonso Vilhena Braga, todos os demais mandatários que passaram pela Prefeitura Municipal fizeram, cada qual à sua maneira e de acordo com os recursos recebidos, obras que engrandeceram o patrimônio municipal.

São João da Mata hoje descortina seus horizontes para o progresso, com sustentabilidade e equilíbrio, buscando sempre o bem estar de seus concidadãos. O potencial turístico e cultural do município é o que vai alavancar a força do trabalho do são-joanense rumo ao futuro.

 

Galeria de fotos de São João da Mata:

Conheça as atrações da cidade: