18/08/2016

Munhoz

8História

A origem de Munhoz se deu nos fins do século XIX, e começo do século XX. Provavelmente o povoado começou com as idas e vindas de tropeiros que em demanda à cidade de Bragança Paulista e outros centros, desciam as encostas vindos de outras paragens, por trilhas e picadas, com suas tropas carregadas de produtos da terra para serem vendidos nestes centros, onde voltavam com mercadoria como sal, açúcar e tecidos para serem vendidos nos seus lugares de origem. Tropas e tropeiros,  cansados da longa caminhada, tinham como ponto de pouso e descanso, por ser digamos assim, o fim da longa descida, e ainda por ser um lugar de boa guarda e de pastagem farta, o local onde hoje se encontra a nossa cidade . Primeiro, é claro, surgiu um rancho onde os tropeiros pernoitavam para se refazerem do cansaço, assim como os burros de carga para que também se recuperassem da longa caminhada transportando pesada carga em sacos de couro cru, que eram conhecidos como bruacas. O marco  concreto que ficou destes primeiros tempos é uma Cruz tosca de madeira, datada de 1895 ou 1896, e que até hoje existe, Cruz esta, que dizem ter sido abrigada por uma pequena igreja de sapé, localizada no que é hoje a Praça José Francisco Munhoz. Com estas paradas  obrigatórias dos tropeiros um pequeno ponto de comércio surgiu, outros moradores vieram, começando um pequeno povoado denominado Bom Jardim – assim nasceu a cidade de Munhoz . Não foi ela fundada por bandeirantes, mesmo porque não se tem notícia de que no local existisse qualquer metal precioso, nem por algum capitão ou fazendeiro famoso,

mas sim por rudes e destemidos tropeiros, que aqui plantaram os primeiro marcos da cidade que haveria de surgir. O pioneiro José Francisco Munhoz foi o responsável pela doação de uma gleba de terra para a construção e formação do patrimônio da primeira capela, dedicada à Santa Cruz. Por este motivo, teve seu nome permanentemente ligado ao lugarejo que se formava, o qual se constituiu no município de Munhoz em 1953.

 

Turismo

A cidade apresenta como atrativos naturais a Pedra da Torre e a Cachoeira dos Felipes, com uma queda de 66 m, rodeada de pedras e mata verde, constituindose em local propício ao descanso e ao lazer. Munhoz está totalmente situado na crista da Serra da Mantiqueira com altitude que varia entre 1.300 m e 1.600 m acima do nível do mar. A estância climática abrange a totalidade dos municípios de Munhoz e de Senador Amaral e está restrita a estes municípios. Sua localização privilegiada coleciona pérolas naturais, é muito rico em recursos naturais como cachoeiras, corredeiras, montanhas, cavernas, serras, matas, animais silvestres, como a Cachoeira do Nazario e mais de 15 outras cachoeiras e a maior caverna de granito do Brasil, dentre outros inúmeros atrativos espalhados em nosso município. Para quem gosta de esportes de aventura e muita adrenalina, em Munhoz também pode praticar rafting, rapel, cascading, cavalgadas, escaladas, entre outros. O artesanato local oferece peças com a personalidade da região e que expressam a cultura local, assim como o alambique que você pode visitar e provar a tradicionalíssima arte mineira na produção da bebida. A cultura é um dos pontos altos de Munhoz, com eventos de relevância: festas religiosas, festas juninas e o festival de música sertaneja. O clima é considerado um dos melhores do planeta e suas águas são puras e próprias para consumo direto na fonte. O inverno é bem típico das regiões serranas e verão com leves brisas fazem desta, uma das estações mais agradáveis de toda região sudeste.

 

Curiosidades

Munhoz possui a maior caverna de granito do Brasil.

 

Contatos

Prefeitura Municipal: (35) 3466-1393

Polícia Militar: 190 / (35) 9820-7100

Posto de Saúde: (35) 3466-1297

 

Atrativos

Dos esportes de aventura Munhoz destaca-se no Rafting, Bóia cross e Ducking tendo início na cachoeira

do Nazário e término na cachoeira do Espraiado, um percurso de aproximadamente duas horas. Depois

vem o Rapel e o Trekking.

Arte – Em Munhoz encontram-se peças artesanais muito interessantes, feitas de diversos materiais destacando-se as peças em madeira entalhada, bambu, cabaças, arte em pedras, telhas etc.

Galeria de fotos de Munhoz:

Conheça as atrações da cidade: