Demandas sustentáveis são pilares da atuação da Melhoramentos em Monte Verde

melhorUma das principais características para o desenvolvimento e crescimento de uma empresa é a cultura que ela aplica ao seu cotidiano.

São necessários atributos como iniciativa, perseverança, coragem para correr riscos, capacidade de planejamento e execução, eficiência, entre outras.

Já para manter-se atuante por 123 anos, além destas qualidades, também é preciso incentivar o crescimento profissional e social daqueles que colaboram para o bom desempenho da empresa.

Assim, a Melhoramentos Florestal destaca-se no mercado como referência entre as produtoras brasileiras de celulose. Toda fibra celulósica de alto rendimento produzida pela Melhoramentos é proveniente das florestas de pinus e eucalipto plantadas pela própria empresa em suas três áreas de cultivo; duas em São Paulo, instaladas respectivamente em Caieiras e Bragança Paulista, e a Fazenda Levantina, que fica na região de Camanducaia, em Minas Gerais.

As florestas plantadas formam um ciclo de plantio e colheita, colaborando para o desenvolvimento sustentável.

Neste tipo de floresta, as árvores são cultivadas em áreas específicas e depois colhidas para uso industrial. O manejo ambientalmente correto é benéfico, entre outros, para a conservação da biodiversidade, para a mitigação dos efeitos do aquecimento global e para o equilíbrio do clima por meio da grande absorção de CO² da atmosfera.

Além disso, o plantio e manejo periódico promovem a manutenção e a fertilidade dos solos e ajudam no desenvolvimento econômico e social das comunidades vizinhas.

Com 12 mil hectares, a Fazenda Levantina, localizada a 24km da zona urbana de Camanducaia e a 15km de Monte Verde, abriga uma das primeiras florestas plantadas do país, destinada à produção de celulose.

Vale ressaltar que mais de 50% das áreas florestais da Melhoramentos são compostas por mata nativa, onde o habitat de espécies silvestres e plantas exóticas é protegido em sua integridade máxima.

A Fazenda Levantina também abriga quatro vilas com moradias para seus colaboradores, além da igreja São Geraldo Magela e a Escola Particular Alice Weiszflog, aonde estudam aproximadamente 120 crianças. Destas, cerca de 15% são filhos de colaboradores da empresa, os demais de comunidades vizinhas à escola.

melhor2

 

Desenvolvimento social

Engajada socialmente, a Melhoramentos promove e incentiva atividades para o auxilio do desenvolvimento social nas comunidades vizinhas.

Projetos como o Melhor Mel, voltado para o aprendizado da apicultura e a Oficina de Artes, com técnicas para artesanato, contribuem para a complementação de renda das famílias.

Na escola Alice Weiszflog, diversas atividades envolvem alunos, familiares e toda a comunidade.

O incentivo a leitura, por exemplo, veio por meio de uma biblioteca destinada à comunidade, com mais de 8 mil títulos à disposição. Além disso, recentemente foi inaugurada a primeira Sala de Informática da escola, dando a possibilidade de um mundo novo para os alunos explorarem.

Outras atividades lúdicas, como aulas de música, passeios ecológicos e palestras também são realizadas com objetivo de ensinar a relação com o meio ambiente. Recentemente a Melhoramentos Florestal firmou parceria com a Prefeitura de Camanducaia, através do patrocínio amparado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura, para os principais eventos do subdistrito de Monte Verde: o Festival de Inverno, de Gastronomia e o Natal de 2014, utilizando 3% do ICMS gerado pela empresa na região.

Um dos passeios mais procurados pelos brasileiros na estação mais fria do ano, o Festival de Inver no de Monte Verde atrai cerca de 20 mil pessoas e movimenta a cena cultural e econômica da região. A última edição, que ocorreu em julho de 2013, trouxe como atrações a Orquestra de Violinos da cidade, composta por jovens regidos pelo maestro Willian Bendazzoli, e a Orquestra Filarmônica Melhoramentos de Caieiras, que fez uma releitura da obra dos artistas Sá & Guarabyra, no Espaço Adélia, principal palco do evento.

Outra grande atração é o Passeio Ecológico Melhoramentos, que visa fomentar o cuidado com a natureza e tem duas vertentes: caminhada e mountain bike,  respectivamente com 7,5km e 26,5km de trilhas floresta à dentro. Periodicamente a Melhoramentos também promove campanhas para a Doação de Sangue.

melhor4Certificado

Atenta ao desenvolvimento sustentável, a Melhoramentos Florestal mantém o selo verde Forest Stewardship Council (FSC), conquistado em 2011. Além disso, a unidade de Bragança Paulista também
conquistou a certificação e agora faz parte do manejo florestal. Isso é o reflexo de ações realizadas dentro das rígidas normas ambientais, em parceria com a comunidade que garante o manejo responsável dse
suas florestas. Sobre a Cia Melhoramentos Os negócios da Cia. Melhoramentos englobam editora, livraria e fibras celulósicas de alto rendimento. A Editora Melhoramentos, a frente mais conhecida, com milhares de livros publicados, foi a primeira empresa a editar um livro infantil colorido no Brasil, no início do século XX. A Melhoramentos Florestal, com gestão ecologicamente correta, planta florestas das espécies pinus e eucaliptus. É responsável também pela produção de fibras celulósicas de alto  rendimento, componente fundamental para inúmeras embalagens cartonadas e papéis para fins sanitários (tissue).

melhor3

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *