18/08/2016

Córrego do Bom Jesus

img_5640História

 

Segundo consta, os primeiros habitantes desta terra foram os índios. O fundador foi Joaquim Bueno de Morais, que doou um terreno para a formação do patrimônio de uma capela. Esta foi erguida em homenagem ao Senhor Bom Jesus, cuja imagem foi esculpida em Portugal por Manoel Soares de Oliveira e pintada pelo dourador João Teixeira, em 1873. O povoado foi elevado a distrito em 1889, com o nome de Bom Jesus do Córrego. Em 12 de dezembro de 1953, o distrito foi elevado à categoria de município, mudando seu nome para Córrego do Bom Jesus. Hoje em dia, muita coisa mudou, mas as raras belezas que empolgam cada visitante que passa até nos dias atuais, continua a mesma e até com mais graça…

Turismo

 Inúmeros são os atrativos de Córrego do Bom Jesus. Este pedaço de terra aos pés da Serra da Mantiqueira tem uma enorme riqueza que vai desde a sua história até aos detalhes moldados pela natureza. A diversidade de atrações leva os visitantes de Córrego do Bom Jesus à prática de vários tipos de turismo, dentre eles, o religioso, de aventura e o rural. No Santuário podemos observar a riqueza dos detalhes da imagem do Bom Jesus, que recentemente foi restaurada pelo IEPHA. A demonstração da fé foi observada durante a volta da imagem ao Santuário, onde uma enorme procissão o recebeu com grande festa e muito fieis se emocionaram e mostraram sua devoção.

Para os mais aventureiros destacam-se o voo de paraglider, tendo 2 rampas no Município: (Pico da Raposa e Pico da Mombaça, mais conhecida como rampa do Neguinho), o Pico da Embratel e a subida para a Pico de São Domingos através de trilhas e paisagens inesquecíveis. “A Pedra” como é conhecida pela população correguense, fica a uma altura de 2.050 metros acima do nível do mar. Lá do alto é possível ter uma visão de 360º sem obstáculos, das cidades de Córrego, Cambuí, Gonçalves, Campos do Jordão, Monte Verde, entre outras. e para os amantes do Mountaim bike esta subida é considerada a 2ª mais difícil do país.

Se você procura mais opções, Córrego do Bom Jesus pode lhe oferecer muito mais.

A natureza da cidade é tão privilegiada que os amantes de cachoeiras podem aproveitar tudo o que este pedaço de paraíso oferece. São várias quedas d’água para mergulho ou esporte de aventura. Leitão à pururuca, biscoito, queijo e broa de fubá são as melhores dicas da culinária local e para adoçar ainda mais o espírito, vale a pena se deliciar com os famosos doces de leite e de laranja. Aqui, tudo isto pode ser encontrado! Venha  descobrir e se aventurar no destino que é sagrado como a natureza.

Biscoiteiros

Em 1944, em plena Segunda Guerra, a escassez de alimentos e de dinheiro moeda era uma realidade em nosso país. Nesta época, o Sr. Olímpio Ferraz era proprietário de um armazém de secos e molhados, onde nos fundos também realizava trabalhos de ferragem. Diante da falta de dinheiro corrente e necessitando de um meio para efetuar seus negócios, teve a brilhante ideia de fabricar moedas. Então, idealizou o modelo, fez as cunhas de ferro e começou a cunhar moedas em alumínio.

Nesta viam-se inscritos os dizeres:

“Casa Ferraz – Vale 1 biscoito – Córrego”

“Casa Ferraz – Vale 3 biscoitos – Córrego”

Estas moedas circularam por todo o Sul de Minas e até mesmo no Rio de Janeiro, como saiu em edição do jornal “O Dia”, que mostrou a novidade referindo-se ao fato como “Arte dos Mineiros”. Os moradores de Córrego receberam carinhosamente o apelido de “biscoiteiros”, como ainda hoje são conhecidos na região.

Contatos

Seção de Turismo

Prefeitura Municipal de Córrego do Bom Jesus

Rua Doze de Dezembro, 347 – Centro.

Córrego do Bom Jesus – MG

gabinete@corregodobomjesus.mg.gov.br

turismo@corregodobomjesus.mg.gov.br

Centro de Informação Turística

Endereço: Rodovia MG 295, km 1,25, nº 1111

Córrego do Bom Jesus

www.corregodobomjesus.mg.gov.br

C.I.T. (CENTRO DE INFORMAÇÃO TURÍSTICA)

Situado na entrada de Córrego do Bom Jesus, estrategicamente posicionado na via que dá acesso ao município, O CIT trabalha ao inteiro dispor dos habitantes e dos visitantes que buscam informação atualizada e completa sobre a cidade. O local tem infraestrutura completa para receber os turistas. Não podemos deixar de destacar que a sede do circuito Serras Verdes do Sul de Minas também está no CIT. Também é possível encontrar ao lado a “Casa do Biscoito”, com algumas delícias da culinária local, como broa de fubá enrolada na folha de bananeira e o biscoito recém saído do forno à lenha.

Atualmente o local está sendo revitalizado, com novo paisagismo, novos animais na “fazendinha” e ainda cerca de proteção da área de lazer infantil, garantindo assim segurança aos usuários.

Abençoado por natureza

Córrego do Bom Jesus tem muito a oferecer a seus visitantes. Seus atrativos vão desde belas cachoeiras até picos com altitudes. Esta cidade tem uma posição privilegiada no Circuito Serras Verdes do Sul de Minas. Destacam as cachoeiras do Nenê, do Levindo e Três Irmãos. O Pico de São Domingos é uma atração à parte. Seus 2.050 metros levam a uma vista deslumbrante com paisagens surreais. Não podemos deixar de destacar a riqueza da fauna e flora local, com raros exemplos de araucárias e peroba, plantas típicas da região e ainda animais como a capivara, a garça e o tucano que sobrevoa o céu azul deste município, que é sagrado como a natureza.

Culinária

Quem não gosta de saborear um café com biscoito? Na cidade é possível provar esta iguaria, assim como várias outras delícias. Como exemplo, citamos os quitutes da “Casa

do Biscoito”, localizada ao lado do CIT – Centro de Informações turísticas da cidade. São broas de fubá, biscoito, pão de queijo e bolachas, saindo do forno a todo instante. Ponto de parada indispensável dos turistas e da população. O município oferece ainda bares e restaurantes que dispõem de uma rica culinária em pratos como leitão à  pururuca, frango caipira e tutu de feijão, preparados com toda a tradição mineira.

Os turistas ainda não podem deixar de provar os típicos doces de laranja e o delicioso queijo minas com doce de leite. Sabores ímpares que vão deixar sua estadia ainda mais saborosa.

Galeria de fotos de Córrego do Bom Jesus:

Conheça as atrações da cidade: