18/08/2016

Congonhal

congonhal-mg-matriz-de-sao-jose-altemirto-olinto-cristoO povoamento histórico da região atualmente ocupada pelo município de Congonhal e municípios vizinhos deveu-se à descoberta do ouro nas minas do Alto Sapucaí. A povoação de Congonhal teve sua fundação iniciada por paulistas e portugueses em 1756, quando foi construída a ponte sobre o Rio Cervo.
O nome Congonhal deve-se a enorme quantidade do chá congonha, existente onde é hoje a cidade.

O local ficava próximo à fazenda do Capitão José Ferreira de Matos. Este fazendeiro e sua mulher doaram 25 alqueires de terra para a futura capela de São José, no ano de 1869. No final do século XIX, já existia a capela, a cadeia, além das casas de morada, a casa da escola e o cemitério paroquial. O distrito conseguia eleger representantes na Câmara Municipal e contava com a presença de Juiz de Paz.

Em 1884, havia 80 casas construídas, uma escola para o sexo masculino com 20 alunos, um posto do correio, que era visitado pelo entregador de Pouso Alegre de seis em seis dias. O distrito contava com abastecimento de água para a população através de um chafariz construído na Praça. Em 1930 é inaugurada a escola mista no distrito de Congonhal, sendo nomeado inspetor escolar o Sr. Tuany Toledo. “São José do Congonhal” continuou crescendo lentamente. Em 1938 teve sua denominação reduzida para Congonhal.

O município foi criado em 12 de Dezembro de 1953, com território desmembrado do município de Pouso Alegre. A devoção é expressa através das celebrações, seguindo antigos costumes, como o enfeitar as ruas nos dias de procissão de Corpus Christi, a Semana Santa, Festa de São José e a Festa de Nossa Senhora da Obediência. As “raízes sertanejas” do povoamento têm servido a um processo de expressão e afirmação da identidade cultural local, além de uma alternativa de desenvolvimento econômico para a região.

O Encontro de Carreiros, o Desfile de Cavaleiros e Amazonas e a Festa do Arraial atraem visitantes de vários locais. Atualmente, o município tem como atividade econômica mais expressiva a indústria de transformação, agropecuária e Turismo.

 

Galeria de fotos de Congonhal:

Conheça as atrações da cidade: