18/08/2016

Cambuí

cambuiCambuí origem do nome: árvore Myrciaria tenella, teve origem no deslocamento dos Bandeirantes, que partindo de Itapira (SP), vinham para Minas Gerais à procura de índios (escravos). Essa mesma rota continuou sendo a preferida pelos viajantes em demanda das cidades, vilas e arraiais formados às margens dos rios Sapucaí, Itaim e seus afluentes. Cambuí surgiu em um desses povoados.

Em 1813 foi construída uma capela que recebeu o nome de Camboi. Posteriormente, em 1834, verificando a inconveniência da localização do arraial de Cambuí, uma nova capela foi construída, onde hoje é a sede do município. A povoação de Nossa Senhora do Carmo foi elevada a distrito em 1850 e tornou-se cidade em 1892.

TURISMO
Cambuí está situada na região central do Circuito Turístico Serras Verdes de Minas Gerais, sendo uma de suas cidades mais antigas e desenvolvidas. Nada traduz tão bem a hospitalidade de um povo quanto a
forma que o cambuiense recebe seus visitantes.

Localizada na região da Mantiqueira, possui uma altitude máxima de 1.633m e mínima de 680m. De topografia montanhosa e clima agradável, tropical de altitude, distante pouco mais 150 km de São Paulo e 440 km de Belo Horizonte, a cidade apresenta um potencial turístico a ser explorado.

A cidade possui inúmeras atividades culturais como teatro, música, canto, poesia, artes plásticas. A Cachoeira da usina e suas corredeiras, a Cachoeira do Andorinhão, Cachoeira dos Fonsecas, a Cachoeira da Meia Légua, Cachoeira Nossa Sra. de Lourdes, O Maciço do Cruzeiro e a Pedra da Onça são destaques entre as belezas naturais que a cidade possui.

O cinema situado na praça central, ainda da década de 30, foi restaurado nos anos 90 e faz a alegria dos amantes da 7ª arte, marcado pelas superproduções e filmes nacionais. O carnaval, o aniversário da cidade em 24 de maio e a festa da padroeira, Nossa Senhora do Carmo, no mês de julho, atraem muitos visitantes, provando que o maior atrativo de Cambuí é a hospitalidade de seu povo. Por isso vale a pena estar em Cambuí, o pedaço mais feliz do Sul de Minas.

 

Galeria de fotos de Cambuí:

Conheça as atrações da cidade:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *