Arte na Serra

artenaserra

Sonho de muitos: aposentar-se, mudar para um vilarejo focado no turismo, construir uma pousada ou montar um restaurante.

Um Vilarejo no alto das montanhas de Minas, Monte Verde. Estrategicamente próximo a grandes centros. Então o que fazer nesse acolhedor cantinho? A criatividade vem à tona e o artesanato é a resposta.

Relembrando a antiga técnica ensinada nas escolas nos anos 50, recuperando desenhos e um velho arco de serra tico tico, conseguimos serrinhas e começamos a nos divertir. O divertimento virou meio de vida, e assim surgiu a Oficina Arte na Serra.

Os recortes em serra tico tico remontam a mais de 3000 anos, quando os egípcios faziam recortes para aplicar em móveis Tornou-se popular na América e Europa a partir de 1800.

Imigrantes Europeus trouxeram esse trabalho para o Brasil, onde era ensinado nas escolas até os anos 60.

Estamos revivendo essa técnica antiga, na Oficina Arte na Serra, utilizando a serra tico tico de bancada , onde o antigo pedal foi substituído por um pequeno motor. Mas a técnica ainda é a mesma.

Depois de preparada a madeira, a partir de um desenho as mãos precisam ser firmes e treinadas, para guiar a madeira na direção certa.
Victoria e Letícia – artesãs
OFICINA ARTE NA SERRA
Rua do Pinheiro Velho, 115, Monte Verde, MG, CEP 37653-000
(35) 3438-1157
artenaserra@artenaserra.com.br
www.artenaserra.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *