A cidade que cultiva desenvolvimento

16011135Senador Amaral é uma pequena e pacata cidade no Sul de Minas, mas o que poucas pessoas sabem é que é um dos municípios de referência na produção de frutas, legumes e verduras no cenário agrícola regional.

A cidade, com a população de 5.225 habitantes (a maioria localizada na zona rural) e 1.555 metros de altitude (segunda cidade mais alta do Brasil) é praticamente movida à agricultura e pecuária.

Com o clima temperado, a cidade tem a geografia e o solo ideal para plantação de frutas vermelhas (amora preta, ameixa, framboesa, morango e mirtilo) e também frutas cultivadas somente em climas muito frios como, uva, maçã e pêra.

Frutas que se transformam em geléias, sucos, doces, tortas, bolos e diversos derivados que enchem as prateleiras dos supermercados. Os tipos de culturas são sazonais, de época em época, para não alterar a qualidade do solo, os agricultores realizam uma mudança de plantio que varia de cultivo de ameixa à oliveiras. Para quem passeia pelo território rural de Senador Amaral encontra uma vasta variedade de lavouras.

centro-72631

Podemos encontrar batatas com mais de 20 variedades, milho, abóbora, mandioquinha-salsa que até recebeu o apelido de “Amarela de Senador Amaral”, reconhecida pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária).

Nos últimos anos, o grande protagonista do sucesso de exportação para o Estado de São Paulo e, um dos produtos mais rentáveis a cidade, é o brócolis. Produzido o ano inteiro, já é a terceira maior lavoura do município com 380 hectares de plantação, perdendo apenas para o morango e a batata. Senador Amaral vem se destacando no universo das frutas e verduras, chegando a produzir mais 200 mil toneladas por ano.

Atraindo estudantes de universidades federais e estaduais e instituições de agronomia respeitadas no Brasil. Segundo o prefeito, Herculano Baião, o solo do município é muito rico, além das belezas naturais em diversos lugares da cidade que são ímpares em nossa região.
Em meio todo esse imponente e categórico desenvolvimento do mercado agrícola, Senador Amaral possui uma rica e bela geografia.

Com montanhas elevadas e atrativos turísticos naturais, como a Pedra da Onça, onde se pode desfrutar do ar puro e ver o esplendor das serras no alto da Pedra, cachoeiras exuberantes e um povo receptivo, o visitante pode desfrutar das belezas nativas, do clima ameno, dos esportes radicais e frequentar as lavouras, provando direto da plantação, o sabor das tão desejadas frutas vermelhas.

6433898617_13174176f2

SENADOR AMARAL “TUDO” SÃO FLORES SIM!

Numa cidade que é conhecida por ter altas montanhas, com pedras e cachoeiras, revela outro tesouro da natureza. Dentre as vastas plantações de lavouras de hortifruti, em campos de solo fértil e produtivo, estão as culturas de flores. Sim! Flores cultivadas no Sul de Minas. Mas não são plantas de qualquer qualidade, são raras, Senador Amaral pode até ser chamado, carinhosamente, de jardim do Serras Verdes, pela grande produção de rosas, cravos, astromélias e famosas orquídeas.

Muitas delas, vendidas para a Holambra (SP), reconhecida nacionalmente como “Cidade das Flores”. O cultivo dessas plantas é incomum na região, por isso, a grande demanda e uma volumosa oferta dos produtores amaralenses. Segundo o Engenheiro Agrônomo da Emater do município, Aparecido Venâncio Martins, a comercialização das flores é a mais rentável que toda a produção de hortaliças do município.

Nos campos, espalhados pela cidade, é possível somar cerca de 3 mil estufas. Para Aparecido Venâncio, estar à 160 KM de São Paulo (maior consumidor do mercado floricultor), a demanda cresce à cada dia, com projeções de ser um dos maiores produtores de flores na região.

As mudas e plantas adultas também são comercializadas para o Rio de Janeiro e Belo Horizonte que são, respectivamente, grandes investidores no ramo da floricultura. As flores, vistas de longe revelam a beleza natural e decoram com muita graça a paisagem de Senador Amaral.

Com o friozinho tradicional e um ar tranquilo de uma cidade, em sua maioria, rural, você pode encontrar a união entre a paz e encantamento, típico do interior de Minas Gerais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *